ESTUDOS BIBLICOS.COM
ESTUDO SOBRE MENTIRAS

A Origem do Dia da Mentira

 

A origem do Dia da Mentira, é controversa, segundo a Wikipedia:
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

 

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, o que significa literalmente “peixe de abril”.

 

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

O fato é que o Dia da Mentira, o “April’s Fool” em inglês, roda o mundo e está amplamente incorporado à cultura de vários países.

 

|  Fonte: Wikipedia  |  Divulgação: estudogospel.com.br 

_______________________________________________________________2___________________________________________________________________

 

A Verdade Sobre a Mentira

 

O mistério da mentira

As "palavras certas" no convívio com os outros são cada vez mais pura mentira. Pois apresentar a verdade em doses reduzidas facilita a vida. Os americanos chamam essa "forma elaborada" de comunicação de "mentiras brancas". Aqueles que sempre dizem a verdade são considerados irremediavelmente ingênuos. Além disso, eles facilmente ganham inimigos. Calcula-se que uma mentira vem aos nossos lábios cerca de 200 vezes por dia, em média uma a cada 5 minutos. Começando por falsos elogios ("Você está com excelente aparência!") até mentiras descaradas ("Hoje eu não posso ir ao escritório, estou gripado").

 

Há alguns anos ocupam-se com o mistério da mentira não apenas filósofos, mas também cientistas políticos e psicólogos. O resultado das pesquisas sobre a mentira:

– Mentira e engano estão nos nossos genes, foram e são o motor da evolução. Os biólogos presumem que o desenvolvimento do cérebro humano só foi possível por ter que lidar com enganos.

 

– Nós adulamos, engodamos e sorrimos diariamente com olhar inocente para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favorável. Principalmente os cônjuges e familiares são enganados de maneira intensa. Eles são vítimas de dois terços de todas as mentiras graves – segundo as análises de diários da psicóloga americana Bella DePaulo da Universidade da Virgínia em Charlottesville.

– Talento para enganar é sinal de inteligência – um fator de sucesso, tão útil como perspicácia, intuição ou criatividade. "O sucesso profissional de um executivo depende em 80% da sua inteligência social", afirma Howard Gardner, psicólogo da Harvard School of Education. Também Peter Stiegnitz, um pesquisador da mentira em Viena (Áustria), pensa que os "carreiristas preferem trabalhar com jeito e charme ao invés de fazê-lo com aplicação e perseverança".

O objetivo da educação diplomática: as crianças já aprendem desde cedo que é melhor não dizer à sua antipática tia que acham o beijo lambuzado dela nojento. A alegria dissimulada da mãe ao receber o presente de Natal inútil, os doces escondidos furtivamente e a lei do silêncio sobre inconvenientes familiares são modelos e treinamento para as mentiras diárias no futuro.

 

Entretanto, as crianças só compreendem a necessidade de mentir entre o segundo e quarto ano de vida, e isso ocorre tanto mais cedo quanto mais inteligentes elas forem. Até então elas não sabem distinguir entre fantasia e realidade. Quando descobrem, então, quão refinadamente é possível lograr os outros, elas o fazem primeiramente em proveito próprio – a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa. Mais ou menos a partir dos oito anos de idade elas aprendem a diferenciar a simpatia verdadeira da falsa.

No máximo durante a adolescência os jovens aprendem a distinguir com certa precisão se alguém está sendo sincero ou não... (Focus)

 

É vergonhoso como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira. Há pesquisas e estudos sobre a mentira, tenta-se explicá-la, procura-se a sua origem, mas em geral ela é considerada inofensiva, sim, até mesmo uma necessidade da vida e, em última análise, como algo bom.

Entretanto, como em todas as questões relativas à vida, também sobre a mentira somente a Bíblia – e não quaisquer "pesquisadores da mentira" – pode nos dar a melhor orientação. Ela nos mostra que a mentira não é um mistério, conforme diz o artigo citado, mas um pecado há muito revelado. A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Rm 1.25). Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. Ela é a culpada pela queda do homem e causa de todos os sofrimentos e de muitas lágrimas.

 

A mentira não tem sua origem na evolução, mas em Satanás – ele é chamado "pai da mentira". O Senhor Jesus Cristo mostrou isso de maneira inequívoca quando disse: "Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes" (Jo 8.44-45). Assim, o pecado só entrou no mundo por meio da mentira, pois Satanás enganou os primeiros seres humanos através da mentira: "É certo que não morrereis... mas sereis como Deus" (Gn 3.4-5). A realidade da mentira e do pecado em si falam contra a evolução e a favor do relato da Bíblia, de que somos uma criação caída.

Com toda a certeza a mentira não é indicação de inteligência, mas um sinal característico de uma vida sem Deus, que não ama a verdade e é a identificação de uma natureza pecaminosa. Em 1 João 2.21 está escrito: "...mentira alguma jamais procede da verdade." Por isso, a crescente tendência para a mentira em nossos dias também é um sinal evidente dos tempos finais: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência" (1 Tm 4.1-2).

Como a mentira é o oposto exato da verdade de Deus e assim rejeita o próprio Deus da maneira mais grosseira, ela também será julgada com dureza pelo Deus santo. No último livro da Bíblia está escrito duas vezes com inequívoco rigor:

 

– "Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro" (Ap 21.27).

– "Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira" (Ap 22.15).

Parece que o pouco de verdade que há no artigo citado é que uma inverdade passa pelos nossos lábios aproximadamente 200 vezes por dia. Em face desta realidade da mentira, como deveríamos tremer diante da verdade que o próprio Senhor Jesus descreve assim: "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo" (Mt 12.36).

Somente estas poucas afirmações da Bíblia nos colocam diante da verdade de que nenhuma pessoa pode ser salva por meio dos próprios esforços. Bastaria pensar isso, para mentir a si mesmo. Mas, Jesus Cristo veio para isto: Ele, a Verdade de Deus em pessoa, a fim de tomar sobre si a nossa culpa, para que nós, exclusivamente pela graça, pudéssemos ser libertos da mentira. Por isso o Senhor Jesus diz em outra passagem: "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8.31-32). Verdade é reconhecer a mentira como aquilo que ela é: um pecado que nos separa de Deus. Mas verdade também é saber que podemos confessar a Jesus a mentira e todos os nossos outros pecados e pedir perdão. Verdade também é que, então, podemos aceitar o perdão pela fé e com gratidão. Aquele que fizer isso com sinceridade e de todo o coração, receberá o perdão (1 Jo 1.7 e 9), pois Deus não pode mentir.

 

|  Autor: Norbert Lieth  |  Divulgação: estudogospel.com.br

 

_______________________________________________________________3_____________________________________________________________________________ 

 

 As 10 maiores pegadinhas do Dia da Mentira na Mídia

 

Em 2005, a Associated Press fez um levantamento de quais seriam as 10 maiores pegadinhas do Dia da Mentira que a grande mídia já pregou, veja a lista em ordem cronológica:

 

  1. Em 1957, a rede de televisão BBC soltou a notícia que graças ao inverno ameno e à eliminação da praga do espaguete, fazendeiros suíços estavam comemorando uma safra recorde daquela massa. Um vídeo mostrava supostos fazendeiros suíços puxando cachos de espaguete de árvores. Muito rapidamente os telefones começaram á tocar, com várias pessoas querendo informações sobre como cultivar o próprio espaguete. 

 

  1. Em 1985, a revista Sports Illustrated publicou a história de um jogador novato de baseball que conseguia atirar a bola à incríveis 270km/h (168mph, enquanto a média gira em torno de 100mph) estaria entrando para o elenco do New York Mets. O jogador teria apurado sua incrível habilidade de arremessar muito mais rápido que os outros jogadores, em um período que passou num mosteiro tibetano. Os fãs do Mets ficaram imensamente felizes por alguns dias…

 

  1. Em 1962 a Suécia tinha apenas um canal de televisão, que transmitia tudo em preto e branco. Um técnico da estação apareceu no ar, dizendo que uma nova técnica havia sido desenvolvida para o envio de imagens coloridas. Para converter seus televisores, as pessoas deveriam cobrir o televisor com uma meia fina de nylon. A TV em cores só surgiria na década de 1970.

 

  1. Em 1966 a cadeia americana de fast food Taco Beel anunciou que havia comprado o Philadelphia’s Liberty Bell (Sino Da Liberdade na Filadélfia), que vem à ser um símbolo da independência norte americana, do governo federal, e que o estaria rebatizando para Taco Liberty Bell.

    Cidadãos ultrajados ligaram para expressar sua raiva antes da Taco Bell revelar que era tudo uma pegadinha.O então secretário de imprensa do governo americano foi questionado á respeito da venda, e respondeu que o Memorial de Lincoln também havia sido vendido e passaria à chamar-se Ford Lincoln Mercury Memorial.

 

  1. O notável astrônomo britânico Patrick Moore anúncio em uma rádio que no dia primeiro de abril de 1976, precisamente ás 9:47 da manhã, um evento único iria ocorrer: Plutão passaria por trás de Júpiter, o que causaria um alinhamento gravitacional que reduziria a gravidade na Terra. Moore disse aos ouvintes que se eles pulassem no exato momento do alinhamento, eles poderia experimentar uma sensação de flutuação. Centenas de pessoas ligaram para a emissora reportando o sucesso da experiência.

 

  1. Em 1977, o jornal britânico The Guardian publicou um suplemento de sete páginas sobre o 10º aniversário de San Serriffe (Sans Serif, é uma fonte tipográfica), uma pequena república localizada no Oceano Índico e que consistia de várias ilhas no formado de vírgulas, suas duas principais ilhas chamavam-se Upper Caisse (algo como Caixa Alta) e Lower Caisse (algo como Caixa Baixa).

 

  1. Em 1992, a Rádio Nacional Pública dos EUA, anunciou que o ex-presidente Richard Nixon concorreria novamente à presidência norte americana, e que seus slogans seriam algo como “Eu não fiz nada naquela época e não vou fazer nada novamente.” A rádio soltou inclusive áudios de Nixon fazendo o anúncio. A audiência lotou as linhas telefônicas expressando ultraje. A voz de Nixon era de um imitador. Em tempo Richard Nixon renunciou à presidência em 1974, para fugir de um impeachment quase certo.

 

  1. Em 1995, a revista Discover anunciou que o altamente respeitado biólogo italiano Aprile Pazzo (em inglês, o dia da mentira é chamado April’s Fool – tolo de abril – Aprile Pazzo, é a tradução do termo para italiano), havia descoberto na Antártica um animal chamado “hothead naked ice borer” (algo como inseto nu de cabeça quente), que placas de ossos na cabeça que se aqueciam, permitindo que ele perfurasse e se movimentasse dentro do gelo com grande velocidade.

  2. Em 1998, uma newsletter chamada New Mexicans Pela Ciência e Razão publicou um artigo que dizia que o Estado do Alabama havia votado para arredondar o valor de “PI”, mudando de 3,141592… para o “valor bíblico de 3”.

 

  1. Ainda em 1998, a rede americana de fast foods Burger King anunciou o lançamento do Whooper para canhotos, a fim de atender ao público de 32 milhões de canhotos existentes no país. De acordo com o anúncio, o sanduíche conteria os mesmos ingredientes do Whooper normal, mas estes sofreriam rotação de 180 graus na hora de serem colocados no pão. A cadeia recebeu milhares de solicitações pelo novo sanduíche, bem como para o Whooper regular, feito para destros.

    No verbete em inglês do Dia da Mentira, o April’s Fool, há uma gigantesca coleção de hoaxes que já foram pregados mundo a fora. Quem domina o idioma pode dar um pulinho por lá, tem muito material para ler.

|  Fonte: museumofhoaxes.com/hoax/aprilfool/  |  Divulgação: estudogospel.com.br |

_______________________________________________________________4___________________________________________________________________

 

As maiores mentiras que viraram VERDade' em 1 de abril

 

Era primeiro de abril quando uma reportagem na televisão revelou um macarrão que nascia em árvores. Também era primeiro de abril quando uma propaganda anunciava um hambúrguer feito especialmente para ser comido por canhotos. 

 

É bom tomar cuidado com as notícias deste domingo, quando mais uma vez a tradição do "Dia da Mentira" ultrapassa as brincadeiras entre amigos e pode atingir a mídia de todo o mundo, se espalhando com muito mais facilidade por maldade de quem cria as falsas notícias ou por ingenuidade de quem a publica.

Abaixo, segue uma lista com as maiores mentiras que já foram espalhadas pela imprensa em 1º de abril de anos anteriores. O ranking foi divulgado pela agência de notícias France Presse.

 

10º - A rede inglesa "BBC" fez uma reportagem em 1957 dizendo que graças ao clima e ao controle de pragas, os fazendeiros suíços estavam conseguindo uma excelente safra de espaguete. As imagens mostravam fazendeiros colhendo o macarrão direto de árvores. A redação da TV recebeu milhares de ligações pedindo mais detalhes da história.

 

9º - Uma reportagem da revista “Sports Illustrated” dizia que o time de beisebol New York Mets havia contratado um lançador capaz de arremessar a bola a 270 km/h, muito acima das melhores velocidades registradas, em torno dos 160km/h. Em entrevista, o jogador dizia que havia desenvolvido a técnica num monastério tibetano. A história foi desmascarada pouco tempo depois. 

8º - Em 1962, quando só havia TVs em preto-e-branco na Suécia, um técnico do único canal do país convenceu os suecos a colocarem uma meia-calça de nylon cobrindo as telas dos aparelhos de televisão. Ele dizia que se tratava de uma nova tecnologia que permitiria que, assim, passassem a ver o sinal da TV em cores. A TV colorida só passou a existir no país em 1970.

 

7º - Em 1997, a rede de lanchonetes Taco Bell irritou milhares de cidadãos norte-americanos ao anunciar que havia comprado o Sino da Liberdade da Filadélfia [Liberty Bell, em inglês], um símbolo histórico da independência norte-americana. A lanchonete dizia que ia mudar o nome do sino para “Taco Liberty Bell”. Já estavam acontecendo protestos quando a Taco Bell revelou que era mentira.

 

6º - O “Guardian”, um dos principais jornais ingleses, publicou em 1977 um suplemento especial de sete páginas sobre o aniversário de dez anos de San Serriffe, uma pequena república no Oceano Índico formada por várias ilhas no formato de ponto-e-vírgula. Vários artigos descreviam a geografia e a cultura das duas principais ilhas, chamadas de “Ponto” e “Vírgula”. 

5º - A "National Public Radio" dos Estados Unidos anunciou em 1992 que o ex-presidente Richard Nixon voltaria a ser candidato à Presidência. Seu novo slogan de campanha seria: “Eu não fiz nada de errado e não farei novamente.” A rádio divulgou até mesmo clipes de Nixon anunciando a candidatura. Depois de a notícia se espalhar a rádio admitiu que a voz de Nixon havia sido gravada por um imitador.

 

4º - Uma newsletter divulgada pela suposta entidade New Mexicans for Science and Reason divulgou em 1998 um artigo em que dizia que o estado norte-americano do Alabama havia decidido mudar o valor de pi de 3,14159... para o “valor bíblico” de 3,0.

3º - A rede de fast-food Burger King publicou um anúncio de página inteira no jornal “USA Today” em 1998 anunciando a criação do “Whopper canhoto”, projetado especialmente para os 32 milhões de norte-americanos canhotos. Pela propaganda, o novo sanduíche incluía os mesmo ingredientes do Whopper original, mas os temperos eram colocados em rotação de 180º. Milhares de clientes se dirigiram as lojas pedindo a novidade, enquanto tantos outros pediam a versão original “para destros”. 

 

2º - A “Discover Magazine” anunciou em 1995 que o altamente respeitado biólogo Aprile Pazzo [nome italiano para o primeiro de abril] havia descoberto uma nova espécie na Antártida: o hotheaded naked ice borer [algo como atravessador de gelo pelado de cabeça quente]. A criatura era descrita como tendo uma crista fervente que permitia que os animais atravessassem o gelo em alta velocidade –técnica usada para caçar pingüins.

 

1º - O reconhecido astrônomo inglês Patrick Moore anunciou no radio em 1976 que exatamente às 9h47 um evento astronômico inédito iria acontecer: Plutão iria passar por trás de Júpiter e assim causar um alinhamento gravitacional que reduziria a gravidade terrestre. Moore dizia que, se os ouvintes pulassem no momento exato do alinhamento, poderiam experimentar uma sensação de flutuar. Centenas de pessoas relataram ter sentido a sensação.


* France Presse colaborou para este texto

 

|  Fonte: Site da Globo: G1  |  Divulgação: estudogospel.com.br |

 

 

_______________________________________________________________5___________________________________________________________________

 

Dia da Mentira

 

EXISTE um monte de desculpas para se mentir e não sentir culpa. Mente-se em nome do amor, amizade, mentira branca, mentira por gentileza, mentiras escandalosas, mentiras divertidas, as pegadinhas, há quem diga que não mente apenas manipula uma “realidade”, Há, ainda, os subprodutos da mentira: silêncio conivente, a meia verdade e até a meia mentira (também chamada de mentira social ou de conveniência), mentirinha a lista é enorme.

 

E para a mentira ser homenageada, e não trazer sentimento de culpa ou vergonha temos o DIA DA MENTIRA, onde apregoa-se que nesse dia pode-se mentir a vontade.

Estamos falando do dia 1° de Abril. Atualmente, os trotes e as brincadeiras que caracterizam esse dia não são vistos mais com tanta freqüência. Motivo? Os fatores sociais, como por exemplo, o excesso de trabalho e as preocupações diárias, principalmente nos grandes centros urbanos industrializados, onde o corre corre do dia-a-dia não dispensa tempo para tais brincadeiras.

 

Par trotes e mentiras no dia 1° de abril é um costume comemorado em todo mundo. Nos Estados Unidos, esse dia é conhecido como April Fools Day; na França, Pisson d’ Avril; e em Portugal, O Dia dos Enganos.

 

O QUE DEUS E ABIBLIA DIZ A RESPEITO DA MENTIRA

A Bíblia declara que um abismo chama outro abismo (Sl 42.7). Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que uma mentira atrai outra mentira. Não ignoramos o fato de que muitos adeptos de seitas são sinceros na sua crença, contudo, estão sinceramente errados. Não podemos, entretanto, dizer o mesmo de seus líderes, que ensinam aos fiéis suas mentiras como sendo verdades incondicionais. A mentira cega! Jesus disse:

"Deixai-vos; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova" (Mt 15.14).

 

"Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganado e sendo enganados" (2 Tm 3.13).

O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará (Pv.19.15)

o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl 101.7). O justo odeia a palavra de mentira (Pv 13.5).

O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade dura só por um momento (Pv 12.19).

 

"Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras" (Sl 58.3).

Pelos versiculos e passagens biblicas Deus condena a mentira. Quem a biblia diz que é o pai da mentira? O diabo.

Mário Quintana, quando diz que “a mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer”. Abraham Lincoln, disse: Pode-se enganar todas as pessoas durante todo o tempo, mas não se pode enganar todo mundo por todo tempo. Pense Nisso!!!!!!!!!!! 

 

|  Autor: Cida Augusto  |  Divulgação: estudogospel.com.br